terça-feira, abril 27, 2004

AMBIENTAÇÃO TEMÁTICA [de 2004 a 2011]

O Ponto Org trabalhou sua ambientação temática, com objetivo de levar o público a reflexão sobre consumo consciente, de 2004 a dezembro de 2011. Propôs aos visitantes, ao longo desses 7 anos, um olhar entre a relação do consumo, a geração de resíduos e a inclusão social. 

Destacou o consumo consciente, expondo inúmeras possibilidades de redução, reutilização e reciclagem, propondo produtos saudáveis para com o meio ambiente. A ambientação, pautada pelo conceito dos "três R's", onde parte do mobiliário foi criado a partir da reutilização de materiais. Também inspirada na pop arte, pretende fazer um comentário irônico e cínico do mundo capitalista e de seu modo de produção, ao levar para o universo artístico alguns dos materiais que fazem parte do cotidiano nas grandes cidades. 

A ambientação do Ponto Org tornou-se uma mistura conceitual de pop arte, artesanato, artes plásticas aliada a simplicidade requerida pelos conceito dos três R’s. Uma instalação no banheiro destaca a problemática do descarte e das embalagens, a proposta é refletir um pouco sobre a delicada relação entre consumo e a geração de resíduos. As exposições de artes no espaço são sempre pontuadas pela questão ambiental, uma biblioteca com livros relacionados a temas sociais, culturais e ecológicos, uma "brinquedoteca" com brinquedos educativos e um pequeno jardim com espécies brasileiras também compõem o lugar.

Promoveu uma agenda de eventos culturais com objetivo de contribuir como um espaço de convergência, onde o artesão, o artista, o poeta, o ecologista, e todos que sonham com um mundo mais justo e solidário podem se encontram na busca de alternativas e soluções.

Nenhum comentário: